Manual para morar sozinho

Todos, se já não moram, devem se imaginar morando sozinhos, em uma busca pela independência dos pais e familiares, vivendo em um canto que é só seu, onde você vai descobrir o mundo a fora. Então separei algumas dicas para você que esta indo ou pensando em ir embora de casa.

1 - Localização
Antes dessa busca pela "libertação" e finalmente de sair da casa dos pais, você deve refletir primeiro sobre as informações referente ao local de onde você vai morar, muitas vezes não vale a pena sair de casa para morar em uma periferia ou em um lugar muito afastado da cidade, pois alem dos perigos que irão existir também irá possuir o fator da distancia das oportunidades, seja ela de estudos ou ate mesmo de um bom emprego. Entretanto não há por que escolher bairros muitos sofisticados e bacanas da cidade se você tem pouco dinheiro para investir, nessas regiões o preço do aluguel é bem mais alto, até para os apartamentos de um quarto apenas. Caso tenha opção de aguardar um tempo e juntar um pouco de dinheiro para tentar pegar um lugar bem posicionado e ir preparado nessa jornada, sempre procurando um lugar mais próximo da cidade, espere. Mas não se esqueça que se esperar muito tempo você pode acabar desistindo da ideia, então faça acontecer.

2 - Foco
Qual é o seu objetivo? Buscar um emprego melhor que seu atual ou procurar conhecimentos através de cursos ou ate mesmo uma graduação? Uma meta deve ser determinada para ser perseguida e conquistar esse seu sonho, sempre existirão fatores que vão te desanimar quando você estiver morando sozinho, porem não desista, persista na sua ideia, claro que se você não se sente preparado e não maturidade e recursos o suficiente talvez não seja uma boa ideia morar sozinho

3 - Recursos Básicos
Você precisa de pelo menos de suprimentos básicos para sua sobrevivência, como uma geladeira, fogão, comida, água encanada a sua disposição, e os demais conforme o tempo você vai adquirindo aos poucos.

4 - Gastos
Faça um caderno de anotações de seus custos e despesas, para uma melhor organização e controle sobre o que deve ser pago ou gasto em prioridade, seja ela em contas pendentes como IPTU, ÁGUA, LUZ ou ate mesmo aquela maquina de lavar que está precisando, sempre calculando com seu salario fixo caso tenha um e evitando gastos desnecessários. Existe um sistema muito bom chamado Guia Bolso, no qual vai ajudar a planejar e organizar  o seu saldo e suas contas, ele pode ser acessado tanto pelo site e também pelo aplicativo disponível para aparelhos smartphones, claro que existem outros aplicativos que fazem a mesma função porem esse é o que mais me agradou e uso ate hoje.

5 - Despesas Surpresas
Assim como um dia o seu chuveiro vai queimar, um dia sua maquina vai parar de funcionar e vai precisar ir pra manutenção ou uma lampada vai queimar, sempre vai existir esses acontecimentos e para isso você não pode viver no limite, sem contar com esses acasos que um dia vão fazer parte da sua rotina, assim como uma hora vai acabar o gás e você acabou gastando desnecessariamente o dinheiro extra que tinha, então depois vai ser complicado de resolver. Sobre esses casos repentinos sempre lembre-se de ter um dinheiro reserva para resolver essas situações.

6- Limpeza e Organização
Esqueça que as louças vão ser lavadas sozinhas, esqueça que a poeira vai simplesmente sumir, esqueça que a casa de um dia pro outro vai estar limpa por algum milagre, vai ter que encarar a dura realidade de limpar um banheiro ou arrumar sua cama. Muitas vezes aquele final de semana que te sobrou vai ter que ser dedicado totalmente a faxina, claro que se você conseguir pagar alguma diarista talvez você ainda consiga não perder tanto tempo e acredite 30m² vão parecer imensos.



Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram